Inscrição programa de Formação UFU


 
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

PRO REITORIA DE EXTENSÃO CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS

PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

 

EIXO 1 – Linguagens e Culturas

Coordenação do Eixo: Ms André Batista Martins/Rede Municipal

O Eixo 1 – Linguagens e Culturas  desenvolve há quatro anos um trabalho que visa conhecer e ampliar as diferentes linguagens - verbal, oral, corporal, musical, teatral, matemática, poética, visual, literária - e diferentes culturas - populares, científica e também um pouco da indústria cultural. Com essas linguagens e culturas buscamos alternativas, quer dizer, procuramos, pesquisamos e criamos possibilidades práticas, reflexivas e interdisciplinares em ações educativas, priorizando a escola, mas também olhando a educação que permeia a sociedade.

EIXO 2 – Gênero, Raça e Etnia

Coordenação do Eixo: Prof. Dr Guimes Rodrigues Filho/UFU

O Eixo 2 “Gênero, Raça e Etnia” visa desenvolver cursos de formação continuada para os profissionais da educação básica da rede estadual e municipal de ensino da cidade de Uberlândia e região. Neste sentido vem desenvolvendo ações envolvendo a temática de gênero, raça e etnia com enfoque nos dispositivos lei federal 10.639/03, que obriga o a Educação para as relações étnico raciais e o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana nos estabelecimentos de ensino de educação básica públicos e privados.

EIXO 3 – Saúde e Meio Ambiente

Coordenação do Eixo: Prof.  Ms Joaquim Dalquez Ramos/Rede Estadual

O Eixo 3 – Saúde e Meio Ambiente propõe discutir os problemas ambientais locais, regionais e mundiais, usando uma metodologia de ações teórico-práticas, que contribua efetivamente com a formação de "habitus" educativos para a preservação e conservação do meio em que vivemos, a partir de uma visão globalizada do tema, perpassando pelas diversas áreas do conhecimento e dentro das perspectivas da Agenda 21 e da regência da legislação ambiental. Proporcionar uma visão cíclica dos problemas ambientais, tais como: geração de energia, ética da água, lixo, efeito estufa, biodiversidade e a saúde sob um aspecto holístico.

EIXO 4 – Inclusão Digital e Novas Tecnologiaas

O Eixo 4 se propõe a oferecer curso contemplem discussões acerca do uso das nova tecnologias no ensino e inclusão dos professores nesse cenário globalizado. Contempla também discussões sobre a metodologia de ensino e gestão escolar nas escolas públicas.Este eixo se propõe a refletir questões não trabalhadas na formação básica, como por exemplo, a discussão do uso das TDICs(Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) e seu impacto na sala de aula.
Coordenação do eixo: Prof. Cleber Oliveira/Rede Municipal

 

 
 
Mais Informações acesse: www.rede.proex.ufu.br
 
Ċ
Cleber Oliveira,
4 de fev de 2012 06:59
Comments